A judicialização de demandas previdenciárias dos segurados especiais efeitos para o orçamento público e para a sociedade
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca, por essência, mensurar impactos sociais e financeiros do crescente fenômeno da judicialização de demandas previdenciárias dos segurados especiais e identificar quais são as medidas plausíveis para evitar que conflitos que poderiam ser resolvidos administrativamente sejam levados ao Poder Judiciário. Para tanto, objetivou-se demonstrar a importância da observância do fenômeno para a gestão política e judiciária; analisar quais são os índices de concessão de benefícios previdenciários para segurados especiais no âmbito administrativo e no âmbito judicial; bem como compreender os fatores que levam os segurados especiais ao Judiciário. Dessa forma, evidenciou-se quais são os efeitos negativos do fenômeno mencionado, tanto para os pretensos beneficiários, quanto para o poder público, bem como quais são as medidas satisfatórias para dirimir esses efeitos.
Detalhes do artigo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista Brasileira de Direito Social.