A proteção social aos transgêneros e transexuais aposentadorias no regime geral de previdência social

Conteúdo do artigo principal

Gustavo Beirão Araujo
Mariana Dias Barreto

Resumo

O presente artigo tentará lançar algumas luzes na questão da proteção social aos segurados transgêneros, mais especificamente em relação aos critérios para a concessão de aposentadorias por idade e por tempo de contribuição, já que exigem requisitos diferentes para o gênero masculino e para o feminino. Serão apresentados os conceitos de transgênero, transexual e travesti, bem como quem deve ser destinatário das regras apresentadas como soluções para as proteções previdenciárias jubilatórias. Por fim, serão apontadas as possibilidades jurídicas passíveis de serem adotadas a fim de regular o direito das pessoas que alteram seu gênero no decorrer da sua vida.

Detalhes do artigo

Como Citar
Araujo, G. B., & Barreto, M. D. (2018). A proteção social aos transgêneros e transexuais: aposentadorias no regime geral de previdência social. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 1(1), 82–98. Recuperado de https://rbds.ieprev.com.br/rbds/article/view/19
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gustavo Beirão Araujo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. São Paulo/SP

Advogado, mestrando em Direito Previdenciário pela PUC-SP, especialista em Direito Previdenciário pela faculdade INESP, presidente da 3ª Câmara de Julgamento do Conselho de Recursos do Seguro Social (CRSS), membro da Comissão de Seguridade Social da OAB-DF; coordenador da Comissão de Assuntos Institucionais, Publicidade e Marketing do Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário - IBDPrev; professor em cursos de pós-graduação; Servidor do INSS (Analista do Seguro Social).

Mariana Dias Barreto, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. São Paulo/SP

Mestranda em Direito, no Núcleo de Direito Previdenciário, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, bolsista da CNPq, Professora de Direito Previdenciário e Direito da Seguridade Social e Advogada, inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil Seccional de Sergipe.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.