A redução da Pensão Por Morte na Reforma da Previdência: uma análise à luz da justiça social

Main Article Content

Marcelino Meleu
Aleksandro Brasil Lopes
Gabrielly Saiber Lopes

Resumo

A abordagem das capacidades considera as oportunidades reais que cada ser possui para realizar aquilo que valoriza, modificando o foco da distribuição equitativa da economia para a vida do ser humano visando a concretização da justiça social. Por outro lado, a Reforma da Previdência de 2019 modificou o benefício da pensão por morte, alterando o importe a ser auferido e os requisitos para percebimento. O presente artigo estabelece como objetivo central, ante o método hipotético dedutivo, analisar a redução da pensão por morte decorrente da reforma da previdência à luz da justiça social e da abordagem das capacidades de Amartya Sen. Ao final, conclui-se pela impossibilidade de sustentar a Reforma da Previdência meramente em questões econômicas, porquanto não considera as oportunidades reais de cada indivíduo, havendo necessidade de uma análise mais ampla para a concretização da justiça social.

Article Details

Como Citar
Meleu, M., Lopes, A. B., & Lopes, G. S. (2023). A redução da Pensão Por Morte na Reforma da Previdência: uma análise à luz da justiça social. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 6(2), 73–82. Recuperado de https://rbds.ieprev.com.br/rbds/article/view/237
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Marcelino Meleu, Universidade Regional de Blumenal, FURB. Blumenal/SC

Doutor em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professor da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Aleksandro Brasil Lopes, Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenau/SC

Mestrando em Direito Constitucional pela FURB, especialista em Direito Tributário pela Faculdade Alfamérica (2020). Atuou como professor de medicina legal e ética.

Gabrielly Saiber Lopes, Universidade Regional de Blumenau, FURB. Blumenal/SC

Mestranda pela Universidade Regional de Blumenau - FURB.