Os direitos previdenciários dos empregados domésticos no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Filipe Bellincanta de Souza

Resumo

O objetivo deste artigo científico é esclarecer à comunidade acadêmica e demais públicos, através do método indutivo     , a trajetória, a evolução, as conquistas, os direitos e as finalidades sob as óticas histórica, constitucional e previdenciária, demonstrando conceitos, argumentos e dispositivos de leis sobre os direitos previdenciários dos empregados domésticos no Brasil. As situações de racismo, preconceito, histórico social, desigualdade de direitos e são os problemas enfrentados majoritariamente pelos empregados domésticos. Portanto, é necessária a concretização dos direitos de forma justa e igual, que preconize a valorização do ser humano para ser possível ter o exercício regular dos direitos e da cidadania. A aplicação eficaz das normas e a conscientização das pessoas que todos são iguais em direitos fundamentais e individuais, proporcionarão a solidificação da democracia. Assim, ter-se-á uma      sociedade mais forte e consistente para resolver as necessidades de acordo com as exigências que o desenvolvimento social e as leis exigem, para que a busca constante da legalidade dê luz ao reconhecimento do trabalho feito com dignidade e dedicação.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, F. B. de. (2025). Os direitos previdenciários dos empregados domésticos no Brasil. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 8(2), 5–18. Recuperado de https://rbds.ieprev.com.br/rbds/article/view/327
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Filipe Bellincanta de Souza, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Florianópolis/SC

Mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental pela Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, monitor de Pós-graduação, PROMOP/UDESC. Membro do Laboratório de Planejamento Urbano e Regional - Labplan - UDESC/CNPq. Membro investigador da Rede JUST-Side, Justiça e Sustentabilidade no Território via Infraestrutura de Dados Espaciais, pela Universidade de Coimbra, Portugal. Membro Pesquisador Colaborador do Grupo de Pesquisa de Direito Ambiental e Ecologia Política na Sociedade de Risco - GPDA/UFSC/CNPq. Membro pesquisador do Centro Internacional de Direito Ambiental Comparado - CIDCE/CRIDEAU/ECOSOC/UN, Universidade de Limoges, França. Estudante de Especialização em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do RIo de Janeiro - PUC/RJ. Especialista em Docência ao Ensino Superior pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Especialista em Gestão Sustentável e Meio Ambiente pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC/PR. Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI.

Artigos Semelhantes

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.