Direitos fundamentais em crise o problema da democratização do acesso à educação agravado pela pandemia

Conteúdo do artigo principal

Ingrid de Castro Rodrigues
Larissa Macêdo da Silva
Luciana Adélia Sottili

Resumo

Com o surgimento da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, o mundo entrou em reclusão com a imputação de medidas restritivas como o isolamento social, a fim de minimizar a proliferação do vírus. Escolas foram fechadas, sendo necessário adotar um modelo de ensino até então pouco utilizado, as aulas remotas. Com esse novo modelo eclodiu a problemática da falta de acesso aos instrumentos eletrônicos e internet essenciais para o ensino remoto. O direito à educação é característica do Estado de Direito, constituindo natureza fundamental na sociedade e positivado na atual Constituição Federal brasileira. Desta forma, vislumbra-se a necessidade de analisar as dificuldades e desafios do acesso à educação no período da pandemia. Para melhor compreender o tema, foi adotada a metodologia de revisão bibliográfica, buscando, inicialmente, na doutrina e leis brasileiras informações sobre a construção da educação brasileira. Na sequência, foram abordadas as limitações de direitos no acesso à educação ocasionadas pela pandemia. Ainda, analisa-se o despreparo do atual governo na elaboração de políticas públicas que minimizem os danos ocasionados à educação das crianças e jovens brasileiras, culminando na aplicação desastrosa do ENEM 2020. A partir da análise, restou evidenciado que o corte de verbas na educação federal superior e a aplicação do Enem em plena crise na saúde pública, evidenciam o descaso que a educação pública vem sofrendo, bem como os reflexos negativos que o futuro aguarda. Dessa forma, percebe-se a necessidade e urgência de criação e aplicação de políticas públicas voltadas para a área de acesso e nivelamento da
educação, em especial para os grupos que se encontram em situação de vulnerabilidade econômica.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, I. de C., Silva, L. M. da, & Sottili, L. A. (2022). Direitos fundamentais em crise: o problema da democratização do acesso à educação agravado pela pandemia. REVISTA BRASILEIRA DE DIREITO SOCIAL, 4(2), 39–56. Recuperado de https://rbds.ieprev.com.br/rbds/article/view/155
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ingrid de Castro Rodrigues, Centro Universitário São Lucas/UNISL

Discente Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário São Lucas/UNISL, integrante do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Direito de Rondônia - CEDRO/UNISL. E-mail: ingridrodrigues3@hotmail.com.

Larissa Macêdo da Silva, São Lucas Educacional - Porto Velho/RO

Discente Bacharelado em Direito pelo Centro Universitário São Lucas/UNISL, integrante do grupo de pesquisa Centro de Estudos em Direito de Rondônia - CEDRO/UNISL. E-mail: larissamacedo542@gmail.com.

Luciana Adélia Sottili, São Lucas Educacional - Porto Velho/RO

Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande, Especialista em Educação em Direitos Humanos (FADIR/FURG). Mestra em Direito e Justiça Social PPGD/FURG. Professora na São Lucas Educacional - Porto Velho/RO. Pesquisadora nos Grupo de Pesquisas Cidadania, Direitos e Justiça Social - CIDIJUS/FURG; Centro de Estudos em Fronteiras Amazônicas e Desigualdades Sociais - CEFADS/UNIR. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Direito de Rondônia - CEDRO/UNISL.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.