A nuverização do trabalho plataformizado da captura da cooperação social à limitação de direitos sociais vistos a partir das fases do capitalismo
Main Article Content
Resumo
O objetivo do presente artigo é demonstrar a captura da cooperação social e a limitação de direitos sociais do trabalhador plataformizado a partir da sua inserção na organização produtiva nuverizada. A organização da produção por tarefa, a divisão técnica do trabalho e a sinergia entre o homem e a máquina foram introduzidas na época do taylorismo. Do modelo de organização do trabalho fordista-taylorista, centrado na “ máquina”, o caminho percorrido leva até a organização uberista, centrada na “nuvem”. Enquanto antes o movimento era centralizado no motor, que levava de um ponto ao outro, agora, a nuvem permeia tudo e amplia-se para todos os lados. A sociedade empresária Uber foi a responsável pela propagação do modelo de organização do trabalho a que se chamou de “uberizado”. A expressão "uberização” é comumente utilizada para identificação dos diversos modelos de negócios e inovações que permeiam a relação de oferta e demanda por meio um serviço via plataforma virtual. Outras empresas adotaram referida organização do trabaho, razão pela qual se utiliza a denominação “plataformizado” para os trabalhadores contratados para trabalhar por meio de plataforma digital e eles são nuverizados porque recebem comandos digitais direto do empregadornuvem.
Article Details
Ao encaminhar os originais, o(s) autor(es) cede(m) os direitos de publicação para a Revista Brasileira de Direito Social.